Chegou a hora do upgrade? Quando devo investir em um novo equipamento?

Publicado em
14 de julho de 2023
Chegou a hora do upgrade? Quando devo investir em um novo equipamento?
Chegou a hora do upgrade? Quando devo investir em um novo equipamento?

Antes de começar a leitura tenha em mente que eu trabalhei durante muito tempo como freelancer, e em resumo, para mim, maior performance era diretamente equivalente a maior faturamento (hoje é igual a mais tempo livre 😉).

Nesse post quando eu falar em equipamento(s), isso pode ser um monitor, um mouse, teclado, fone de ouvido, webcam, smartphone ou qualquer periférico que uso aqui no setup no dia-a-dia.

Trabalho com tecnologia a mais de 20 anos e uma coisa que aprendi durante esse tempo é a importância em fazer o upgrade no momento certo, definitivamente não sou daqueles usuários que usam algo até não funcionar mais, saber a hora certa passar um item para frente (vender), garante que você consiga um bom valor na venda e um menor valor a ser desembolsado para compra de um novo.

Eu sempre procuro usar equipamentos de ponta, quase sempre o que o meu bolso poder pagar (kkkk…), lógico que evitando consumismo e overkill. 

Para definir de forma simples os equipamentos que uso precisam me acompanhar no meu ritmo do dia-a-dia, nada de eu realizar uma tarefa, abrir um projeto, um programa ou arquivo e ficar aguardando um tempão até ter uma resposta, simplesmente não rola comigo. 

Todos os periféricos (notebook, monitores, teclado, mouse, celular e etc) que uso no dia-a-dia precisam acompanhar um ritmo acelerado de produção, e não me deixar na mão em momento algum.

Mais de quanto em quanto tempo devo fazer um upgrade? 

Para mim a média é entre 2 e 3 anos (esse período funciona para mim, pode não funcionar para você), não estou dizendo que troco meus equipamentos a cada 2 ou 3 anos, e sim que faço uma análise para entender se é o momento certo e se a troca é justificável.

Para entender se já é hora da troca eu analiso e respondo as 3 seguintes questões:

Um – O novo equipamento tem algum diferencial que o atual não entrega?
Pode ser um processador superior que fará algumas tarefas consideravelmente mais rápido, uma camera é melhor, assim não precisarei usar a webcam nas vídeo chamadas, é mais compacto, irá facilita quando estiver em visita a algum cliente, enfim, analiso todos os pontos para ver se vale a pena. 

Foi assim no meu último upgrade de notebook, hoje um Macbook M1 Pro.

Dois(e mais importante) – Se eu vender meu atual equipamento hoje, consigo pegar um bom valor nele? 
Tipo, meu computador hoje vale uns 3k e o novo é 4k, terei que desembolsar 1k, e a resposta da pergunta anterior foi SIM, sigo para pergunta 3.
Quanto menor o valor que terei que desembolsar para comprar um novo, mais fácil é a mudança;

Três – É o momento certo para o investimento? ou seja, está dentro a minha atual realidade?
Muitas vezes rolou algum imprevisto, aquela proposta não foi aceita, o freela foi cancelado, você ficou doente, dentre outros pontos.

Se a resposta de todas as questões for SIM, então é hora de UPGRADE \o/

Lembrando que existem inúmeros outros pontos que influenciam e podem fazer a troca acontecer até mesmo antes do tempo, como por exemplo:

Dentre outros…

Espero ter ajudado e passado um pouco da minha visão.